De Nollywood para Luanda

 O Director da Academia da Nigéria  veio para  Luanda  para abordar a importância da indústria nigeriana em Luanda. No âmbito da iniciativa de responsabilidade social MultiChoice Talent Factory, a MultiChoice Africa  nos presenteou com presença em Angola do produtor, escritor e realizador nigeriano Femi Odugbemi, em Luanda, no Cinemax Nova Vida, às 9 horas, do dia 13 de Fevereiro,  para fazer um “Estudo de Caso” da indústria nigeriana e entre outros, o peso da mesma no PIB daquele país em comparação com a realidade nacional.
A vinda do produtor nigeriano teve como objectivo partilhar ideias sobre o caso específico da Nigéria mas também discutiu com os participantes os desafios deste sector com franco crescimento em Angola, aconteceu um dia após a realização da primeira Masterclass da MultiChoice Talent Factory em Angola, cujo objectivo foi desenvolver as competências técnicas dos criativos em início de carreira e dos já estabelecidos em cinematografia, áudio e narração de histórias, de modo a melhorar a qualidade das produções locais.

 Femi Odugbemi

Femi licenciou-se com distinção em cinema e produção de televisão pela Universidade Montana State dos Estados Unidos e tem um curso de empreendedorismo, o que lhe permitiu desenvolver uma visão transversal entre a vertente criativa e comercial dos conteúdos criativos produzidos. Para além disso possui uma vasta experiência e foi um dos produtores iniciais da telenovela da MNet Tinsel, sendo actualmente Produtor Executivo da série de TV Battleground que passa em vários canais da DSTV na África Subsaariana. Femi Odugbemi já foi júri de vários prémios nigerinos e internacionais, como o Prémio Africa Magic Viewers Choice Awards (AMVCA) da Nigéria ou Prémios Emmy Awards dos Estados Unidos.

As MasterClasses da MTF são uma das vertentes da MultiChoice Talent Factory, que possui também uma Academia, em 3 países africanos, Nigéria, Quénia e Zâmbia, propondo um programa de 12 meses de formação integral conduzido por especialistas da indústria para formar a próxima geração de criativos de filmes e TV africanos. A terceira vertente do projecto é o Portal da MTF que será lançado brevemente, com o intuito de divulgar notícias sobre a indústria e ser uma espécie de LinkedIn das indústrias criativas em África.
Dentre os participantes nas MasterClasses estiveram produtores e realizadores de cinema e de televisão, instituições ligadas à cultura e membros do público em geral.
Se pretende saber mais sobre MasterClasses da MTF ou acha que é um potencial candidato para ganhar uma bolsa de estudo na Academia de formação da MTF, basta enviar um email para o seguinte contacto: emanuel.augusto@ao.multichoice.ao.com
Adicione uma pequena biografia com os seus contactos para fazer parte da nossa base de dados. De seguida entraremos em contacto, faça parte da lista das MTF MasterClasses.

Junte-se à conversa das redes sociais da MTF pela hashtag #multichoicetalentfactory e siga/junte-se:
 Instagram: @multichoicetalentfactory;
 Twitter: @MCTalentFactory
 Facebook: @multichoiceafricatalentfactory

Cabe salientar também que o continente africano está mergulhado numa rica e diversificada história de vida apaixonante através da língua, arte, música e o contar de histórias. Como o continente continua a mudar rapidamente, a indústria do entretenimento tem se vindo a tornar cada vez mais relevante. A MultiChoice Africa identificou uma oportunidade neste ambiente de mudança rápido – uma que deixará um impacto duradouro na indústria criativa como um todo. A MultiChoice Talent Factory (MTF) é um programa de formação multifacetada criada pela MultiChoice Africa para influenciar positivamente a cadeia de valor técnico e profissional da indústria cinematográfica e televisiva em todo o continente. Como negócio nascido e criado em África temos um compromisso de longa duração para fazer a diferença socioeconómica nos países onde operamos. Como tal, esta iniciativa irá ajudar a desempenhar um papel positivo no crescimento de indústrias criativas de África em potências económicas vibrantes. Este programa de formação que será implementado em parceria com as partes interessadas de todo o continente, proporcionará às indústrias criativas uma plataforma para aprender e desenvolver o seu talento, envolverem-se e ligarem-se umas às outras através de paixões partilhadas. A trabalhar lado a lado com organizações criativas locais, parceiros regulatórios e governamentais em todo o continente, usamos as nossas pessoas, instalações e rede para proporcionar aos jovens cineastas emergentes uma aprendizagem personalizada de 12 meses, nutrindo-os com competência, conhecimento, experiência e qualificação para os ajudar a lançar uma carreira de sucesso dentro da indústria criativa. Através da MTF, a MultiChoice Africa irá cimentar a seu compromisso de enriquecer vidas, desenvolvendo a arte de contar histórias inspiradas, fazer história e ao mesmo tempo aumentar o conteúdo local nas nossas plataformas da DStv e GOtv e, em última análise, continuar a exibir a rica herança cultural e a diversidade de África. Mais informação disponível em http://www.multichoiceafrica.com.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s