Oi gente, hoje vamos conhecer um pouco de uma blogueira angolana que vive na Holanda. Já não é novidade aqui no blog que de tempos em tempos eu gosto de fazer uma parceria carregada com blogueiras internacionais e nacionais que vejo trabalho delas, gosto e admiro. A parceria consiste em uma entrevista mutua e o resultado da mesma é postado em simultâneo. Por isso, convido – vos quando acabarem de ler esse papo a irem ao blog http://www.angodiva.com para poderem ler a minha entrevista.
Dito isso, vamos carregar…
Sabem aquela pessoa que você não conhece mas se identifica muito contigo, essa é a nossa convidada do papo de hoje, com um bom gosto transmissível. A semelhança das nossas realidades ainda muito distantes é visível e nos divertimos muito nas nossas conversas durante o período da parceria. Por essa e tantas outras razões convidei a nossa querida AngoDiva e espero que vocês gostem do papo … Bora ler …
CBA: Para que as pessoas conheçam um pouco de si, descreva – se resumidamente, quem é a Cinosanda afinal de contas?
AD: Sou angolana, mãe de três filhinhos (8, 4 e 2 anos) licenciada em economia e dona do Blog AngoDiva.
CBA: Como surgiu a ideia de criar um blog de moda?
AD: A ideia surgiu já a muito tempo. Acredito que foi em 2012. Mas na altura tinha outras prioridades e não me sobrava o tempo que a gerência de um blog exige. O ano passado felizmente isso mudou e tive o prazer de lançar o meu blog em Outubro.
CBA: Porquê moda e não outra coisa?
AD: Porque percebi desde muito cedo que a moda/estilo não era apenas uma questão de vaidade ou necessidade. É para mim uma forma de se expressar, criar personagens, manipular emoções e pensamentos. E como tenho a mania de associar diferentes aspectos da vida a moda/estilo o blog deu-me a oportunidade de partilhar isso com o mundo.
CBA: De onde surgiu a ideia do nome ANGODIVA?
AD: Eu queria um nome que me identificasse como Angolana. Quando se vive no estrangeiro esta necessidade passa a ser primária (risos). Usei o Ango por ser a abreviatura de Angola e adicionei o Diva por ter um carácter mais internacional. Em outras palavras AngoDiva = Diva angolana.
CBA: Há quanto tempo tem o blog ?
AD: O meu blog é ainda um bebe. Foi lançado em Outubro do ano passado.
CBA: Como é a vida de blogueira na Holanda?
AD: Acho que a vida de cada blogueira cá depende da popularidade da mesma. E acredito que seja assim em qualquer parte do mundo. A minha vida não mudou nada. Continua igualzita a quando não era blogueira.
CBA: Como você definiria a industria da moda na Holanda?
AD: Apesar de ter um contexto comercial e internacional, a industria da moda na Holanda é até certo ponto única. Investe-se muito na criatividade e na singularidade dos designs. As marcas nacionais como a GSTAR, Van Gils, Scotch & Soda ou a Den Ham são muito únicas, com características próprias e pouco sensíveis a tendências. Estas marcas adaptam-se muito pouco ao que está na moda e nem por isso deixam de ser lucrativas.
CBA: Fez alguma formação para trabalhar nesse ramo? Se sim, poderia dizer nos onde?
AD: Nenhuma em particular. Sou economista. Tudo que faço com a moda é nato e o tenho desenvolvido com dedicação e trabalho.
CBA: Tem sido fácil a sua trajectória como fashion blogger?
AD: Acredito que nada é fácil na vida. Tudo depende do quão queremos alguma coisa. Quando queremos de verdade fizemos o necessário até se tornar fácil.
CBA: Quais são as vantagens e desvantagens de ter um blog de moda?
AD: Vantagens: poder dar asas a nossa criatividade, sermos nós mesmas e inspirarmos um grande numero de pessoas positivamente.Desvantagens: sinceramente não vejo nenhuma.
CBA: Quais são as suas inspirações internacionais e angolanas?
AD: Admiro várias blogueiras internacionais, a Kyrzayda Rodriguez, a Shirley Beniang, a Camila Coelho, Patrícia Bright etc. mas identifico-me mais com as blogueiras angolanas. No entanto como blogueira inspiro-me muito pouco em outras blogueiras. Na verdade, antes de lançar o meu blog não lia nenhum outro blogue. Isso porque não queria ser inconscientemente influenciada por outros blogueiros. Queria me certificar de que estava a seguir uma linha própria. Mas há duas blogueiras angolanas que tenho como referência. A Soraya de Carvalho do blog Style is my thing e a Wilma Moisés também conhecida como Sambapita. Admiro muito e adoro a autenticidade delas.
CBA: Tem algum sonho com relação a moda, que gostaria muito de realiza – lo?
AD: Tenho sim, mas ainda é muito cedo para o partilhar. Sorry (Desculpa).
CBA: Normalmente as pessoas tendem a desistir muito fácil, qual é o seu segredo para manter o foco?
AD: Eu tenho um um “why” muito sólido e amo o que faço. Quanto ao resto é uma questão de planear e priorizar o que realmente tem prioridade.
CBA: O que é que não pode faltar na sua bolsa? E no seu closet?
AD: T-shirts, blazers e gabardines.
CBA: Algum conselho para as pessoas que vão ler esse papo?
AD: Nunca desistam dos vossos sonhos e incentivem todos ao vosso redor a lutar pelos seus também. Nada é impossível.
CBA: Então alguma sugestão ou alguma recomendação para o Carrega by Ac?
AD: Continue com o teu trabalho maravilhoso e esta pessoa super simpática.
Eu (Acelga Esteves) também amei bater um papo consigo e acredito que as pessoas vão gostar da entrevista, desejo que todos seus objectivos sejam concretizados, você merece.
Mais uma vez obrigado
Rapidinha Carregada
